quarta-feira, 23 de agosto de 2017

NOVOS ESTAGIÁRIOS ENFRENTAM PERÍODO DE ADAPTAÇÃO NA ALEMANHA


Grupo de estagiários, acompanhados por membros da comitiva brasileira, professores e diretores da DEULA-Nienburg
Um novo grupo de estagiários da Associação DEULA-Brasil está na Alemanha desde o dia 13 de agosto. No total, dezessete jovens de diferentes partes do Brasil se deslocaram para o país europeu, onde ficarão pelo período de um ano, realizando um estágio na área agropecuária. Entre os dias 14 e 18 de agosto os jovens permaneceram na Escola DEULA-Nienburg, no Estado da Baixa Saxônia, onde encararam treinamento visando à adaptação na língua e na agricultura alemã, incluindo o uso de máquinas e equipamentos agrícolas. No dia 18 o grupo se separou, cada estagiário conheceu a família com quem irá conviver pelo período e posteriormente se deslocou para a propriedade. 

Além das atividades práticas os jovens enfrentam treinamentos periódicos na Escola DEULA e, semanalmente, frequentam oito horas de aula em uma escola técnica alemã. Onze estagiários da DEULA-Brasil terão aulas semanais na Escola de Formação Profissional de Rothenburg, juntamente com estagiários brasileiros de outra instituição afim. Outro grupo terá sua formação em uma escola na região de Celle. As primeiras orientações que o grupo está recebendo se refere à infraestrutura política, social e geográfica do País. “Gosto de iniciar minhas aulas dessa maneira, para contextualizar o aluno em sua nova realidade”, comenta a professora. Para reforçar esse conteúdo já está programado para os dias 26 de agosto e primeiro de março, uma viagem de estudos à capital federal, Berlim. 

Estagiários da DEULA-Brasil, no primeiro dia de aula.
Após, as atividades focam na economia e na gestão de propriedades rurais e, ao final desse um ano, os jovens recebem certificado de Estagiário Agrícola. A Escola de Formação Profissional é a mesma que prepara jovens alemães dentro do Sistema Dual de Ensino. A diferença é que o período de formação dos alemães é de três anos, os preparando para assumir suas funções nas propriedades ou para entrar na universidade. A Escola em Rothenburg tem mais de 2,6 mil alunos e 160 professores para diferentes áreas de formação. O diretor Hening Bentz reforça que a escola tem parceria com o Brasil desde 1988 e destaca que o nível de alemão dos estagiários brasileiros vem decaindo. “Parte porque as pessoas não estão mais repassando o conhecimento da língua para as novas gerações e parte porque as mídias sociais, já na Alemanha, facilitam o diálogo dos estagiários em português com outras pessoas, o que compromete o aprendizado”, lamenta Bentz. 

O grupo de estagiários foi acompanhado por uma comitiva de sete pessoas, representantes de empresas e entidades apoiadoras da Associação DEULA-Brasil, sediada em Ijuí, que conheceu as instalações e as atividades disponibilizadas pela DEULA-Nienburg, além de visitar propriedades rurais, empresas diversas, escolas técnicas e a universidade de Hannover, especificamente o Departamento de Horticultura. O diretor da DEULA-Nienburg, Bernd Antellmann, destacou a importância da presença da Comitiva. “É fundamental a presença dos senhores para que possam conhecer o nosso programa e ajudar na divulgação do mesmo com conhecimento de causa. Com base nisso vocês podem indicar o programa para as pessoas certas”, comentou. Antellmann reforça ainda que os estagiários enfrentam uma carga emocional muito grande nos primeiros dias, ou até meses, e que a presença dos membros da comitiva é fundamental para uma adaptação mais tranquila.